Desenvolvido pelo Prof. Alex Haas Pimentel com alunos do 3° ano do Ensino Médio. Foi aplicado com alunos da Pré-Escola e séries iniciais do Ensino Fundamental do turno da manhã.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto pretende colaborar com a preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. O Brasil é um país que possui uma pluralidade cultural muito grande, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação, e essa pluralidade não pode se perder.
Os bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e à resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, por meio da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.
A escola deverá desenvolver atividades que integrem os alunos ao assunto desenvolvido, promovendo a integração entre as diversas áreas do conhecimento e reflexões que permitam a construção da atitude e a preservação do patrimônio cultural brasileiro em toda sua extensão.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA:
- Cada turma, de acordo com seu nível de ensino, selecionou uma atividade que foi desenvolvida para o enriquecimento do tema.
Foram realizadas:
- Pesquisas sobre a origem da palavra FOLCLORE;
- Pesquisas sobre o que é FOLCLORE e suas características (antiguidade, anonimato, constância, tradição, espontaneidade, aceitação coletiva)
- Pesquisas sobre as principais manifestações folclóricas no nosso país;
- Pesquisas sobre: apelidos, trava-línguas, parlendas, adivinhações, charadas, simpatias instrumentos folclóricos, brinquedos e brincadeiras, canções, lendas, medicina popular, provérbios, ditados, gestos, crendices, mitos, superstições, assombrações;
- Confecção de brinquedos folclóricos
- Pesquisa sobre brincadeiras de roda;
- Leitura e interpretação de lendas;
- Canto de músicas folclóricas (cantigas de ninar, cantigas de roda, desafios...);
- Confecção de fantoches de dedo com personagens do folclore brasileiro;
- Leitura e discussão de textos que relacionam o FOLCLORE aos valores culturais ATUAIS da nossa sociedade;
Nenhum comentário:
Postar um comentário