No final da tarde do dia 30.04.2014, às 17h15, iniciou o 3º Encontro com o primeiro grupo.
Temática: Pesquisa sócio antropológica, Diretrizes Curriculares Nacionais
Temática: Pesquisa sócio antropológica, Diretrizes Curriculares Nacionais
Atividades coletivas:
* Construção do cartaz sobre os desafios do Ensino Médio
(reflexão e socialização da atividade individual do encontro anterior).
1º Grupo
1º Grupo
2º Grupo
Apresentação da resolução 2/2012, com slides, ressaltando os eixos das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e relatos dos participantes sobre atividades e projetos desenvolvidos na Escola Wolfram (atividades da profª Claudia para implantar a Rádio Escola e os Projetos do prof. Clóvis para o Ensino Médio Integrado):
IV - sustentabilidade
ambiental como meta universal;
V - indissociabilidade entre educação e
prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos
sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de
ensino-aprendizagem;
VI - integração de
conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na
perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização.
Estabelecer paralelo entre a resolução nº 02/2012 e o capítulo
3 do caderno 1, organizando um painel
que contemple os pontos destacados na análise (ação/reflexão da pg. 40 caderno
1)..
Reflexão e Ação – 3°
Encontro - Pacto do EM na E.E.E.M. Wolfram Metzler
Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas
as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do
estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo,
a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as
dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da
proposta e do desenvolvimento curricular.
Reflexão e registro no painel sobre como
desenvolver estudos que fundamentam práticas pedagógicas que contribuem para a
materialização dessa proposta na escola, nas áreas do conhecimento favorecendo
a formação integral do estudante.
O grupo decidiu colocar no quadro, primeiramente, palavras que representam o trabalho das diferentes, mostrando com isso a formação do estudante:
O grupo decidiu colocar no quadro, primeiramente, palavras que representam o trabalho das diferentes, mostrando com isso a formação do estudante:
Como será que esse trabalho será reproduzido no papel pardo?
O segundo grupo concluiu no dia 08.05.2014.
Que trabalho!!! Valeu.
André, Cássio, Clara, Claudia, Clóvis, Daiane, Deise, Elida, Graziela, Juliara, Jussara, Robert, Sofia e Vanessa.
2 comentários:
QUE MARAVILHA!! PARABÉNS IVONIR E PROFESSORES PELA BELA REFLEXÃO QUE ESTÃO FAZENDO NA ESCOLA! ASSIM É QUE SE CONSTRÓI UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!
PARABÉNS E BOM TRABALHO!
MARISTELA
Obrigada, Maristela.
A turma está envolvida e comprometida com o Pacto.
Temos uma ótima Formadora Regional.
Saiba que muito é reflexo do teu trabalho. Trabalho esse que nos dá tranquilidade.
Postar um comentário