PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO -
Etapa II
Caderno
II - Ciências Humanas
O referencial foi trabalhado na E.E.E.M. Wolfram Metzler nos dias 19 e 26.11 e 03.12.2014, das 17h15 às 20h15.
O caderno está organizado em quatro capítulos:
1: A integração entre as Ciências
Humanas como projeto pedagógico.
2. Os sujeitos estudantes do
Ensino Médio e os direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na Área
de Ciências Humanas.
3. Trabalho, Cultura, Ciência e
Tecnologia na Área de Ciências Humanas.
4. Possibilidades
de abordagens pedagógico curriculares na Área de Ciências Humanas.
Objetivos:
Refletir sobre a
integração e interdisciplinaridade das Ciências Humanas com as outras áreas do
conhecimento.
Propor reflexões a cerca dos jovens como sujeitos do Ensino Médio, integrando os
princípios norteadores: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia com as Ciências
Humanas.
Atividades Individuais:
Ações:
1.
Leitura do Caderno II.
2. Registro das principais considerações.
3. Entrevista e conversa com jovens.
Atividades Coletivas:
1. Socialização
das atividades individuais.
Reflexão sobre interdisciplinaridade,
formação humana integral, papel da escola e direito à aprendizagem.
Relato de práticas integrativas com Matemática, Química, Biologia e Língua Portuguesa com o rótulo saudável.
Atividades
de Reflexão e Ação das págs. 17 e 18, 27 e 28.
2. Vídeos:
a) “Música: Vamos fazer
um filme (Legião Urbana);
b) “Ser ou
não ser, ética e indiferença” (Viviane Mosé)
Reflexões e dinâmica: dividir os professores em grupos, onde cada um deles discute as perguntas abaixo. Organizar as ideias em tópicos para apresentar e discutir coletivamente: - Como é o nosso jovem? Quais as leituras de mundo que estabelecem? O que fazem? Quais são os dilemas?
Reflexões e dinâmica: dividir os professores em grupos, onde cada um deles discute as perguntas abaixo. Organizar as ideias em tópicos para apresentar e discutir coletivamente: - Como é o nosso jovem? Quais as leituras de mundo que estabelecem? O que fazem? Quais são os dilemas?
c)
Vídeo: “O valor da mudança – Viviane Mosé”. http://youtu.be/5YWF7I4-Et8
-
Enfrentamento: Que escola podemos e queremos construir diante dos modos de vida
atuais? Um lugar de abertura à multiplicidade de sujeitos e modos de ser ou ao
modo único, homogêneo?
- Atividade em dupla, destacando as possibilidades de
abordagens pedagógico curriculares na Área de Ciências Humanas.
Conversa e entrevista com jovens do Ensino Médio
http://www.emdialogo.uff.br/content/pacto-do-ensino-medio-etapa-ii-entrevista-com-jovens
http://www.emdialogo.uff.br/content/pacto-do-ensino-medio-etapa-ii-entrevista-com-jovens
http://www.emdialogo.uff.br/content/pacto-do-ensino-medio-etapa-ii-entrevista-com-jovens-201
http://www.emdialogo.uff.br/content/pacto-do-ensino-medio-etapa-ii-entrevista-com-jovens-301
Durante os trabalhos também foram utilizados recortes de vídeos de Milton Santos e Sociedade dos Poetas Mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário