sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tempo Integral

O Tempo Integral na Escola Wolfram Metzler foi implantado parcialmente com início em maio pelo 5º ano. 
Os alunos foram recepcionados pelos professores e equipe diretiva.

 Primeiramente, a diretora Élida deu as boas-vindas a todos os alunos, explicou o funcionamento da escola e destacou a importância do comprometimento dos alunos, frizando os horários de entrada, recreios e saída, os quais devem ser cumpridos. Também pediu que os alunos viessem vestidos adequadamente ao clima/ temperatura e reforçou a importância de cumprir as regras.



No dia 14/10/2016 teve uma programação muito especial para comemorar o dia das crianças. Foi proporcionado um momento de brincadeiras, entre elas: pé de lata, chute a gol, tiro ao alvo, pula corda, fla-flu e muitas outras atividades dirigidas.





Atividades dirigidas pelo 9º ano A.






















Tem como objetivo atender as necessidades de aprendizagem, bem como promover a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes, de respeito, de solidariedade, de justiça e de diálogo.
    Os alunos que frequentam a escola em Tempo Integral tem aula de manhã com a professora referência e à tarde desenvolvem diferentes atividades com as professoras que trabalham as disciplinas diversificadas, que são: experiências matemáticas, acompanhamento pedagógico, leitura e produção de textos, arte, teatro/dança/música, saúde e alimentação, recreação, centro de línguas, meio ambiente,educação e direitos, tecnologias educacionais e iniciação ao esporte.
    No turno da manhã começam  as atividades às 7:30 até às 11:30, quando param para almoçar e descansar, depois retornam às 13:00 até às 17:00 quando são liberados.
    Para fazer parte da escola em Tempo Integral os alunos precisam cumprir as regras que foram estabelecidas e apresentadas aos pais em reunião.
    Pode-se dizer que o Tempo Integral ainda está em fase de adaptação, pois mudou a rotina dos alunos e estes ainda apresentam algumas dificuldades em relação às regras, a mudança de professores e disciplinas durante o turno da tarde. O Tempo Integral contempla alunos do 1º ao 5º ano.
 
Texto: Supervisora Escolar Michaela Brum
Fotos: Secretária Denise Vogt
 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Projeto de Revitalização do Açude da Escola Wolfram



O projeto foi pensado após um grupo de alunos perceberem que no local onde aparentemente havia um matagal tratava-se de um antigo açude sem atividades técnicas de piscicultura. Sendo assim, foi planejado um trabalho de revitalização deste açude para que mais tarde seja praticada a criação de peixes e consumidos na alimentação escolar, passando a ser um projeto sustentável.
Primeiramente está sendo feita a limpeza do local, retirada de arbustos e galhos. Aparentemente não era possível avistar água, somente gramíneas aquáticas. Aos poucos estamos realizando mutirões de trabalho para intensificar a retirada do material vegetativo de dentro do açude.
Os alunos responsáveis pelo projeto são Nathan, Bruna, Nicolle e Wellym, porém muitos alunos estão colaborando e sendo voluntários nas atividades práticas de modo que o envolvimento passa a ser de praticamente toda a escola. Através dos alunos Emily (1° ano Integrado) e Luiz (2º ano Integrado) conseguimos a parceria de uma embarcação de alumínio com o Sr. Graxa que emprestou o equipamento para a ajuda na retirada das gramíneas de maneira mais rápida e segura.


  


Até o momento conseguimos limpar alguns pontos, onde a água já está limpa e com boa oxigenação, característica indispensável para os peixes. Conseguimos alguns peixes da espécie Tilápia com o colega Elton que doou para a escola e já colocamos no açude.
Conseguimos uma parceria com um piscicultor da região que gentilmente doou 300 alevinos da espécie Carpa sendo 100 Capim (hábito alimentar herbívoro), 100 Húngara ( hábito alimentar fitoplâncton) , 50  Prateada (hábito alimentar onívero) e 50 cabeça Grande (hábito alimentar zooplâncton). O piscicultor sr. Cristiano Sehn foi indicado pelo aluno Augusto Kuntz (2º ano Integrado em Agroindústria).
Queremos nos próximos meses tornar este projeto totalmente sustentável, mas acima de tudo ter um ambiente pedagógico que desperte no aluno a curiosidade e também a satisfação de fazer parte de um ambiente harmonioso e saudável.
Afinal, somos a FAMÍLIA WOFRAM.

Relato e fotos: Rodrigo Machado Baracy

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dia do Raciocínio - 19/10/2016

A Unisc promoveu no dia 19 de outubro de 2016 o DIA DO RACIOCÍNIO. A Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler foi representada pelos alunos Carlos Júnior Batista e Maria Izabel da Silva e a professora Juliara Stahl Böhm.
                                 profª Juliara, Maria Izabel e Carlos

A primeira atividade era uma ação social que consistia em arrecadar alimentos e brinquedos e doar para uma entidade do município.
O grupo desenvolveu a campanha entre alunos da Escola nos meses de setembro e outubro e arrecadou 50 quilos de alimentos e 100 unidades de brinquedos.
                                        A entidade beneficiada foi o João XXIII.

No dia 19 de outubro o grupo foi à Universidade de Santa Cruz do Sul participar da etapa presencial.

O 9º Dia do Raciocínio envolveu alunos e professores do 3º ano do Ensino Médio, onde realizaram tarefas de agilidade e de raciocínio lógico nas diversas áreas do conhecimento.  






          Parabéns ao grupo que enfrentou chuva e foi à Santa Cruz do Sul representar a Escola Wolfram Metzler no evento.

Fonte: http://www.unisc.br/pt/noticias/1070-escola-ernesto-alves-vence-o-9-dia-do-raciocinio

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Vereador Mirim


O evento aconteceu na quinta-feira, dia 06/10/2016, às 14 horas.
Ato de Juramento:
 
 Participaram 15 alunos do sexto ano, de escolas municipais, estaduais e particulares, do centro e interior do município. Cada estudante teve 5 minutos para utilizar a tribuna e discursar. O tema proposto neste ano foi “O que espero dos novos governantes municipais para minha comunidade”. No dia 03/10, os representantes das escolas, acompanhados de professores e pais visitaram a Câmara, onde foram recebidos pelos vereadores e assessores parlamentares. 
 Discurso


CÂMARA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES
VEREADOR MIRIM
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO WOLFRAM METZLER

VEREADOR MIRIM: GABRIEL HENRIQUE DA SILVA (Aluno 6º ANO B)
Venâncio Aires, 06 de outubro de 2016.
Discurso Vereador Mirim
Tema: “O QUE EU ESPERO DOS NOVOS GOVERNANTES”
Cumprimento a mesa diretora, os vereadores e demais presentes na plenária.
Meu nome é Gabriel Henrique da Silva, tenho 11 anos e sou aluno do 6º ano da Escola Wolfram Metzler. Sinto-me honrado em participar deste evento, que já deu voz a tantos alunos de nosso município e feliz por ocupar hoje, a cadeira que já foi de outros colegas da Escola Wolfram.
Em primeiro lugar, gostaria de destacar que represento aqui toda uma comunidade escolar. Acredito ser esta a principal missão de um vereador: representar aqueles que o elegeram, por isso, fui ouvir o que cada um deles esperava dos novos governantes.
Esperamos que vocês lutem pelo nosso direito à educação, apoiando a construção de novas escolas e creches e a valorização dos nossos professores, para juntos construirmos uma educação de qualidade. Precisamos de apoio também para o esporte, pois quase a metade das escolas públicas no Rio Grande do Sul não dispõe de quadras para a prática esportiva.
Esperamos que vocês defendam o nosso direito à segurança. A violência é um problema muito sério, e acredito que uma das formas de acabar com ela, é investindo na educação e em projetos que incentivem o esporte, oferecendo ocupação, formação e lazer para crianças e adolescentes.
Umas das formas de violência é o bullying, que todos sabem, não é uma coisa boa. A Escola Wolfram já conta com um Núcleo de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying, que busca estimular a fraternidade, o respeito ao próximo e o fortalecimento de valores. Acredito que esse é um dos caminhos para uma convivência melhor, por isso, a ideia poderia ser espalhada por todas as escolas do município.
Respeitar o próximo significa olhar para a segurança e o bem-estar de todos. Acredito que as leis deveriam ser mais rigorosas com aqueles que maltratam mulheres e crianças, mas para isso, é necessária a realização de campanhas que conscientizem as pessoas pelo fim da violência.
Precisamos de mais respeito, igualdade e amor, e espero que as políticas dos senhores vereadores deem conta disso.
Ainda somos muito jovens, mas hoje demos o nosso primeiro passo na política. A atitude tem que começar em nós, é isso que nos faz cidadãos.
Muito obrigado pela oportunidade e pela atenção de todos.



 A professora de Língua Portuguesa, Silvani Teixeira, conduziu o processo de seleção do aluno representante da E.E.E.M. Wolfram Metzler, orientou a produção do discurso e acompanhou  Gabriel na Sessão do Vereador Mirim.
"Foi muito emocionante ser vereador por um dia para dar ideias para os vereadores de Venâncio Aires." Gabriel da Silva

Fonte: http://camaravenancioaires.com.br/quinta-feira-e-dia-de-vereador-mirim/


O tema do projeto Vereador Mirim neste ano era " O que espero dos novos governantes municipais para minha comunidade", o que permitiu que discutíssemos as atribuições dos gestores municipais, especialmente dos vereadores.

A partir do tema, os alunos do 6º ANO B produziram textos e também se colocaram no papel de candidatos ao cargo de vereador mirim da escola, defendendo as suas propostas frente aos colegas. Através de um processo democrático, realizamos uma eleição em sala de aula, e o Gabriel foi eleito.

Acredito que a participação no projeto possibilita o exercício da cidadania, uma vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer como funciona a Câmara, entender um pouco mais sobre política e debater as ideias com os colegas. Além disso, o vereador eleito leva consigo as demandas apontadas na turma.
A defesa das propostas para a eleição estimulou também a oralidade, já que cada candidato precisou defender as suas ideias para que fosse eleito.

Texto produzido pela professora Silvani Teixeira


Fotos: Silvani Teixeira e Fernanda Bergmann