quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

História e Cultura da África X Receitas X Matemática? No Ensino Médio?

Plano de Trabalho

Disciplina: Matemática Série: 2ª do Ensino Médio Turmas: 201 e 202
Professora: Claudia Lourenço da Luz
Período de desenvolvimento: Inicio: 11/11/2011 Término: 18/11/2011

Temática abordada: Conhecer a culinária das cinco regiões africanas; transcrever ingredientes dos cardápios/receitas culinárias das referidas Regiões da África em forma de tabela e posteriormente em forma de matriz; multiplicação dos dados da matriz com as quantidades de ingredientes pelos dados da matriz com valores das quantidades.

Competências/habilidades: pesquisar e reconhecer os países das cinco regiões da África; analisar os cardápios e ingredientes utilizados nos referidos países das regiões africanas; escrever os dados coletados em forma de tabela; transcrever os dados das tabelas na planilha eletrônica em forma de matriz; escrever a fórmula da multiplicação dos dados das matrizes nas células; encontrar a matriz resultante da multiplicação da quantidade de ingredientes pelo respectivo valor da quantidade de ingredientes para confeccionar determinado cardápio para determinada quantidade de pessoas.

1ª aula: 11/11/2011 – 1h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
1º momento: Dividir a turma em cinco grupos, cada grupo escolhe uma região da África (Norte, Centro, Sul, Leste e Oeste) e pesquisa quais países fazem parte da região que o grupo escolheu.
Sugestões de fonte:
http://regioesdomundo.blogspot.com/2010/04/africa-regioes.html
http://www.blogdacomunicacao.com.br/geografia-as-regioes-da-africa/
http://geographicinternational.blogspot.com/2010/06/regioes-da-africa-africa-branca-ou.html
http://www.girafamania.com.br/africano/entrada.africana.html
http://www.brasilescola.com/geografia/africa-continente.htm

2º Momento: Pesquisar a culinária dos países que formam a região escolhida pelo grupo, escolher três receitas, que podem ser doces ou salgadas, e registrar os ingredientes e respectivas quantidades em uma tabela no editor de textos BrOffice.org Writer.
Sugestões de fonte:
http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/cozinha-africana-variedade-e-sabor/
http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/cultura_africa_do_sul.htm
http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/culinaria-africa-sul.htm
http://www.blogers.com.br/culinaria-africana-gratis/
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/conheca-um-pouco-mais-sobre-a-culinaria-africana-20100611.html
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/conheca-um-pouco-mais-sobre-a-culinaria-africana-20100611.html
http://www.squidoo.com/africanos-receitas-doces
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071015104812AAUGEkO
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9090-torta-africana.html
http://www.africadosul.org.br/?pg=receitas


3º Momento: Descobrir o valor dos ingredientes, caso não existam no supermercado da sua região de moradia, pesquisar na internet.

Material: computador, internet, editor de textos do BrOffice.org Writer.


2ª aula: 16/11/2011 – 2h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
4º Momento: Continuar a pesquisa sobre a culinária dos países que formam a região escolhida da aula de 11/11/2011, escolher três receitas, que podem ser doces ou salgadas e continuar a registrar os ingredientes e respectivas quantidades em uma tabela no editor de textos BrOffice.org Writer.

5º Momento: Registrar os valores dos ingredientes pesquisados no supermercado e na internet.

6º Momento: Calcular a proporcionalidade do valor dos ingredientes como por exemplo: 2 colheres de sopa de azeite de Oliva, equivalem a quantos mililitros (ml), quanto custa uma lata de azeite de Oliva e quanto custa os mililitros utilizados na receita (regra de três simples)

Material: computador, internet, editor de textos do BrOffice.org Writer.


3ª aula: 18/11/2011 – 2h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
7º Momento: Digitar os dados da tabela das quantidades dos ingredientes na planilha eletrônica BrOffice.org Calc em forma de matriz, bem como a tabela dos valores das quantidades e gerar uma nova matriz que será a matriz resultante da multiplicação dos dados da tabela das quantidades pelos dados da tabela dos valores em reais.

8º Momento: Planejar uma festa para a quantidade de alunos da sua turma da 2ª série do ensino médio com os cardápios escolhidos pelo grupo e recalcular os ingredientes da matriz das quantidades e também recalcular os valores das referidas quantidades, gerando uma nova matriz (multiplicação) do custo da referida festa.

Material: computador, internet, editor de textos do BrOffice.org Writer, editor de planilhas do BrOffice.org Calc.

Nenhum comentário: