23.07.2015 - Turno da Manhã
Educação Especial e Educação Inclusiva foi o tema abordado pelas professoras da Sala de Recursos da E.E.E.M. Wolfram Metzler.
Elisiane Pacheco e Clara Bernadete Ferreira Lopes
A professora Clara contou a história da Educação Especial até chegar na Educação Inclusiva, destacando as diversas formas de atendimento desde a Idade Média até a atualidade.
A professora Elisiane abordou a legislação e a matrícula na rede regular e entidades especializadas.
As duas esclareceram dúvidas e falaram do trabalho desenvolvido na Sala de Recursos e a adaptação curricular.
Salientaram que o atendimento educacional é feito por profissional especializado após avaliação de equipe multidisciplinar, conforme estabelece a legislação.
A inclusão escolar está inserida em um
movimento de universalização de um ensino que efetivamente disponibilize, a
todos, o acesso ao conhecimento historicamente produzido e sistematizado pela
humanidade e, que favoreça as condições necessárias para a aprendizagem.
Para realizar a adaptação curricular é
necessário que o projeto pedagógico da escola e o planejamento de ensino devem
considerar objetivos educacionais e estratégias didático-pedagógicas que
garantam acessibilidade de todos os alunos na rede escolar. Construir uma
escola inclusiva exigirá esforços de toda a comunidade escolar em âmbito
político, administrativo e pedagógico, envolvendo mudanças nos níveis (SASSAKI,
2003)
23.07.2015 - Turno da Tarde
Tema: Educação Ambiental na práxis: Sustentabilidade a
partir da gestão dos resíduos sólidos da Escola Wolfram Metzler
Responsável pela oficina: Clóvis Antônio Schwertner
Objetivo:
Refletir e traçar ações quanto à Educação
Ambiental na E.E.E.M. Wolfram Metzler.
O professor e engenheiro Clóvis Antônio Schwertner fez uma apresentação da história
do Meio Ambiente mostrando imagens que comprovavam sua fala do tempo em
que começou os cuidados mais efetivos a respeito da importância do
cuidado, principalmente em relação ao lixo, que pode danificar tanto o
meio em que vivemos.Logo, fez uma análise do pátio e das dependências da
escola, relatando a importância de espalhar mais lixeiras pela escola e
assim fazer um trabalho de conscientização em relação a separação do
lixo, primeiramente ensinar os alunos e demais integrantes da comunidade escolar a separar lixo seco e orgânico,
visto que muitas pessoas ainda não conseguem fazer isto na prática.
Em
seguida, em grupos, foi debatido o assunto, sugerindo algumas atividades
que podem ser colocadas em prática a partir do segundo semestre.
Na sequência foi realizado um passeio pela escola, principalmente na área técnica para
observar o trabalho que tem sido desenvolvido através dos projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário