sexta-feira, 31 de julho de 2015

Último dia de Jornada Pedagógica

O dia 24 de julho de 2015, sexta-feira, encerrou a Jornada Pedagógica na E.E.E.M. Wolfram Metzler.

A formação dedicou espaço para conhecimento e reflexão sobre gerenciamento da situação funcional do servidor estadual.

 Neiva da Roza Azambuja, da 6ª CRE, abordou o tema Efetividade.

             Suzana Cervo, da 6ª CRE, tratou do tema Recursos Humanos.

 Almoço com o Coordenador Regional de Educação da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.



 O almoço foi preparado por Rejane Göttems e Elton da Rosa. As funcionárias Carmem Gish, Jurema Gundlach e Elisabet da Cruz ajudaram a organizar a cozinha.

Turno da Tarde 
A professora Sofia Hoffmann realizou atividades. Ela está fazendo curso de capacitação para assumir a função de  mediadora de conflitos na E.E.E.M. Wolfram Metzler.



O mediador terá como atividade mediar relações entre os membros da Escola: professores, alunos, funcionários, com o objetivo de qualificar os relacionamentos para uma convivência mais fraterna e construtiva.

Atividade desenvolvida:
Círculo de Construção de Comunidade que é um ambiente no qual os participantes desenvolvem consciência emocional, aprendem a praticar a atenção e, acima de tudo, é um lugar para construir relacionamentos.
Etapas:
* Construção do círculo: com uso de fita fechar a comunidade e instituir o centro do círculo , onde ficam os valores do grupo;
* Rodadas: cada rodada tem o objetivo de agregar à comunidade informações, valores e significados das e para as pessoas que constituem este círculo. 
A atividade foi concluída com o vídeo Canção dos Homens e uma mensagem.
 













A jornada pedagógica da E.E.E.M. Wolfram Metzler promoveu momentos de acesso à legislação, leitura, reflexão e debate acerca dos principais documentos norteadores da vida escolar: Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Planos de Estudos. Também abordou Educação Especial, Rádio Escola Wolfram e Educação Ambiental, explanação de conhecimentos trabalhados em sala de aula e situação funcional de professores e funcionários estaduais.

A escolha desses temas foi motivada pela necessidade de repensar o fazer pedagógico e o processo de reconstrução dos documentos norteadores das práticas no contexto da Escola.

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