quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pacto do Ensino Médio - Etapa II



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - Etapa II
  Caderno II - Ciências Humanas
 
O referencial foi trabalhado na E.E.E.M. Wolfram Metzler nos dias 19 e 26.11 e 03.12.2014, das 17h15 às 20h15.

O caderno está organizado em quatro capítulos:
 1: A integração entre as Ciências Humanas como projeto pedagógico.
2. Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na Área de Ciências Humanas.
3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de Ciências Humanas.
4. Possibilidades de abordagens pedagógico curriculares na Área de Ciências Humanas.

Objetivos:
Refletir sobre a integração e interdisciplinaridade das Ciências Humanas com as outras áreas do conhecimento.
Propor reflexões a cerca dos jovens como sujeitos do Ensino Médio, integrando os princípios norteadores: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia com as Ciências Humanas.


Atividades Individuais: 

 Ações:
1. Leitura do Caderno II.
2. Registro das principais considerações.
3. Entrevista e conversa com jovens.

Atividades Coletivas:
1.    Socialização das atividades individuais.
 
 Reflexão sobre interdisciplinaridade, formação humana integral, papel da escola e direito à aprendizagem. 
 Relato de práticas integrativas com Matemática, Química, Biologia e Língua Portuguesa com o rótulo saudável.


Atividades de Reflexão e Ação das págs. 17 e 18, 27 e 28.

 2.     Vídeos: 
a) “Música: Vamos fazer um filme (Legião Urbana); 
b) “Ser ou não ser, ética e indiferença” (Viviane Mosé) 
Reflexões e dinâmica: dividir os professores em grupos, onde cada um deles discute as perguntas abaixo. Organizar as ideias em tópicos para apresentar e discutir coletivamente: - Como é o nosso jovem? Quais as leituras de mundo que estabelecem? O que fazem? Quais são os dilemas?

c)  Vídeo: “O valor da mudança – Viviane Mosé”. http://youtu.be/5YWF7I4-Et8
- Enfrentamento: Que escola podemos e queremos construir diante dos modos de vida atuais? Um lugar de abertura à multiplicidade de sujeitos e modos de ser ou ao modo único, homogêneo?

- Atividade em dupla, destacando as possibilidades de abordagens pedagógico curriculares na Área de Ciências Humanas.





















Durante os trabalhos também foram utilizados recortes de vídeos de Milton Santos e Sociedade dos Poetas Mortos.

Nenhum comentário: