quinta-feira, 7 de maio de 2015

Química - Filtração da Água

A professora Sofia Hoffmann está trabalhando o processo de purificação da água com o 1° ano Integrado. O trabalho foi organizado da seguinte maneira:

PROJETO: Processos de separação e purificação de água
Pesquisa em grupos de 5:
·         Responder às questões para entregar (entrega em 29/04)
1.       Como é feito o tratamento de água para consumo humano?
2.       Quais as etapas de uma estação de tratamento de água?
3.       Como podemos purificar água, escreva sobre as 3 formas.
4.       Quais os produtos químicos utilizados nas ETAs e qual a função de cada um?
5.       Explique a filtração, a decantação e a destilação.
·         Montar uma estação de tratamento de água (montagem em 29/04, apresentação em 06/05)

Os alunos realizaram pesquisa bibliográfica e na net e responderam as questões.
Na aula seguinte eles organizaram e montaram as maquetes de estação de tratamento de água. Nesta pesquisa os alunos constataram três etapas básicas:
* a floculação - quando à água recebida é adicionado sulfato de cobre ( ou outro produto químico) para a floculação das sujidades, neste tratamento as sujidades formam flocos e afundam;
* filtração - quando a água passa por filtro formado por carvão, areia e brita ou pedras pequenas (no final foi colocado algodão para sustentar o filtro e auxiliar na filtragem);
* reserva (reservatório) - a água já está limpa e aí é adicionado o cloro para eliminar microrganismos.
 
A apresentação aconteceu no dia 06.05.2015, quarta-feira.


  Grupo: Luiz Eduardo, Matheus, Carlos, Sthephane, Vitória e Francine.
 Segundo Carlos, cortaram 3 litrões e usaram a parte de baixo para fazer as etapas do processo.

   Usaram tijolos, canos, bateria e um motorzinho para fazer a água passar pelas etapas.

 As etapas seguiam a ordem da floculação (agrupa a sujeira menor da água), da decantação (momento em que as sujidades vão para o fundo do recipiente), do filtro (carvão, areia e cascalho), foi usado com uma rede para tirar a sujeira maior.  E última, a cloração, foi adicionado cloro e depois o motor levou para armazenagem.

 Toda a maquete foi montada em cima de uma tábua.



 Grupo: Patrícia, Alex, Pamela, Miguel e Juliana
 Segundo o grupo, pegaram um litrão, cortaram e colocaram algodão, brita, areia e carvão.

Segundo Patrícia, pegaram um segundo litrão, fizeram um furo e colocaram um cano. Colocaram água para passar pelo 1° litrão indo para o 2° e com isso ocorreu a filtração. 



 Grupo: Filtração da Água
Alunos: Andreson Moraes, Bruna Oliveira, Hélimey Machado Marques, Juan Prestes, Paôla Danieli, Zelaine Faleiro, William Simon e Verônica Bergmann
Segundo a Hélimey, a montagem da maquete ocorreu com 6 litrões enrolados para ficar fixo com fita isolante. Colocaram nos 3 litrões de baixo brita para ficar pesado e não cair na experiência. Em cima colocaram um litrão inteiro e furado no meio para colocar a mangueirinha e fixaram com cola quente para não vazar água. Em outro litrão inteiro colocaram algodão, areia, carvão e cascalho dentro e fixaram aos demais.
 
Como é feita a filtração: colocamos a água suja no litrão de cima e misturamos floculador (uma substância para juntar a sujeira no fundo), a água desceu pela mangueirinha indo para outro litrão-filtro onde tem algodão, areia, brita e cascalho. A sujeira da água fica toda no litrão-filtro e água desce pela mangueirinha sem nenhuma sujeira. É isso que é uma filtração. Ao final deve ser adicionado o cloro e algicidas para completar o tratamento.


Grupo:João, Tainara, José, Henrique, Jéssíca, Guilherme e Fernanda.

Segundo José, pegaram 3 litrões e cortaram. Usaram um pote como reservatório e colocaram uma torneirinha. Em litrão colocaram areia, brita, carvão e algodão. Foi colocado água suja no pote, ela saia, passava pelo processo de filtração e saia limpa no outro litrão.

















 

Nenhum comentário: