sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cultura Afro

A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
Com a Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil.  

O Projeto Político-Pedagógico da E.E.E.M. Wolfram Metzler, elaborado em 2014, faz referência à temática da seguinte maneira:

"Será incluída no currículo escolar, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil."
 
Na sala de aula o trabalho está sendo desenvolvido da seguinte maneira:
1° ano A e B - Professoras Nara da Luz e Julia Kipper



Na semana da Consciência Negra foram realizadas atividades através da história Menina Bonita do Laço de Fita, com um vídeo que as crianças assistiram. Foram trabalhadas as diferenças, e na sequência confeccionaram máscaras africanas. Com a história Cabelo de Lelê fizeram desenhos.



3° ano - Jéssica

 
2º ano - Profª Cassiana

Exploração da poesia Eu sou diferente e você?
Confecção de um rosto de uma menina negra com tinta e as mãos dos alunos.
Canto da música Eu sou diferente (Xuxa);
Conversação sobre o Dia da Consciência Negra e confecção de máscaras africanas.


3º e 4º ano - Professora Gisela Silva de Moraes
  As turmas utilizaram lápis de cor e papel crepom para fazer os trabalhos.




O trabalho do 5º ano da professora Maria Cristina Dornelles

Aulas de Arte - Professora Graziela Pankowski
9º ano A - Mural do corredor
 

                           7º ano A e B


                                1º ano do Ensino Médio Politécnico - Mural do Refeitório

9º ano

                                                   Máscaras Africanas

6º Ano A, 8º Ano A e  9º Ano A - Geografia - Professora Jussara


Segundo a professora Jussara da Silva, foi realizada pesquisa sobre os seguintes temas afrodescendentes:
Os Moçambiques de Osório, Movimento Negro no Brasil e Rio Grande do Sul e as Comunidades Quilombolas.


2° ano do Ensino Médio Integrado em Agroindústria e 2° ano do Ensino Médio Politécnico - Sociologia - Professor Douglas Luís Weber
Segundo o professor Douglas, durante asa aulas de Sociologia das turmas de 2° ano, como parte do conteúdo programático, foram discutidas e elaboradas questões voltadas ao processo de miscigenação que formam a sociedade brasileira, com ênfase nas origens da população negra. Além disso, foram discutidas questões sobre racismo, políticas de cotas entre outros temas.

8° ano A e B - História - Prof. Paulo Rosa 
Segundo o prof. Paulo, o trabalho com os alunos do 8 ano abordou os seguintes pontos:
1. Os Africanos no Brasil, de onde eram, que não vieram de livre e espontânea vontade, foram trazidos para trabalhar como escravo, mas que aqui contribuíram muito para formação do povo brasileiro. Esta contribuição está na língua que falamos; na literatura, nas artes, no esporte, na ciência, E nos nossos modos de sentir, falar, pensar, festejar e orar.
2. As receitas da cozinha brasileira também foram desenvolvidos por mãos africanas; entre os muitos pratos afro-brasileiro estão o bobó de camarão. O vatapá o quibebe, acarajé e a feijoada,
3. Muitos hábitos e costumes que temos devemos ao africano. 

6º ano B, 7º ano B, 8º ano B e 9º ano A - Língua Portuguesa - Professora Silvani Teixeira

Em Língua Portuguesa, no 6º ano está sendo trabalhado o vocabulário, com palavras de origem africana, uma vez que as línguas africanas exercem bastante influência no modo de falar do povo brasileiro. Palavras como BELELÉU, CAÇULA, CAFUNÉ, MOLEQUE e FUZUÊ são alguns dos exemplos.



Já no 7º ano, trabalhou-se com frases de pessoas que representaram a voz da resistência, que enfrentaram preconceitos e mesmo assim se destacaram na promoção da paz, na política, na literatura ou na música. Depois de ler e refletir em grupo, os alunos também têm a tarefa de pesquisar a biografia de cada um deles.



“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.
           Nelson Mandela

 “Até que a cor da pele de um homem não tenha maior significado que a cor dos seus olhos haverá a guerra”.
            Bob Marley


A turma do 8º ano leu e refletiu sobre a data a partir de charges, com a produção de charges e textos opinativos sobre o tema.


O 9º ano leu um cordel de Bráulio Bessa (do site Poesia com Rapadura), que relaciona nomes de diversas personalidades que lutaram contra o preconceito para promover a igualdade racial e, acima de tudo, o amor.






  Encontro na Sociedade Négo Football Club São Sebastião Mártir


18/11/2016 - Encontro no Nego promovido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Jornal Folha do Mate e Sociedade Négo Football Club São Sebastião Mártir.
O evento integrou a programação da Semana da Consciência Negra de Venâncio Aires.

      Silvania de Carvalho e Lionor Pinheiro de Sá apresentaram os objetivos da Semana da Consciência Negra


  O Jornal Folha do Mate/Na Pilha organizou o Bate-Papo Pilhado sobre o tema.



  Karina Lopes - Apresentou uma pesquisa com o tema: A Visibilidade do Negro em Venâncio Aires

                                       Equipe organizadora do Encontro.

 Da E.E.E.M. Wolfram participaram:
Grêmio Estudantil: Luana Barden, Ricardo Silveira, Vinicius e  Carine Souza, Daniela Stohr,  Gabriel Rosa, funcionário Elton da Rosa e professora assessora Graziela Pankowski;
Supervisora Escolar: Ivonir Silveira da Rosa

 Katiéle Pastorio é vice-presidente do Grêmio Estudantil e Mulata Simpatia do Négo.

Referências:
1. http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm
2. Projeto Político-Pedagógico da E.E.E.M. Wolfram Metzler, 2014.
3. Comunidades Quilombolas www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_oque.html
4. Movimento Negro  http://www.politize.com.br/o-movimento-negro/
5. Os moçambiques de Osório http://www.osorio.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/idDep/106/id/3845/?Os...de-Osorio

 


Fotos:
Gisela de Moraes
Maria Cristina Dornelles
Graziela Pankoswski
André Henckes
Ivonir Silveira da Rosa











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