Ministrada pela Profª Dra. Margareth Fradanelli.
Planejando projetos de pesquisa
utilizar temas transversais dos PCNs para agregar conteúdos
Unidades de conteúdos podem transformar-se em pequenos projetos interdisciplinares, com temas e assuntos relacionados à realidade vivida pelos alunos,
ou do interesse deles.
Macroprojeto e miniprojeto
Da metodologia das superficialidades
para a metodologia científica.
A ciência nasce a partir de curiosidades.
A oficina integra o Projeto de Formação Continuada 2013.
A formação para os professores da Escola Wolfram iniciou em 15.05.2013, com o Encontro Interregional de Educação Profissional de Escolas Agrícolas, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
O Projeto de Formação foi organizado em parceria com a Faculdade Dom Alberto. O cronograma foi o seguinte:
CRONOGRAMA
– Ensino Fundamental
Data
|
Tema
|
Profissionais que trabalharão o tema
|
Local
|
Carga Horária
|
15.05
Manhã
|
Contextualização do Encontro de Formação.
Apresentação, por escola, das práticas pedagógicas a partir do
Seminário Integrado, contextualizando a integração do currículo da educação
profissional ao ensino médio. Identificar a presença dos princípios que orientam as práticas produtivas – modelo de
produção
Filme: O Veneno está na Mesa – Silvio Tendler
|
CRE ou SE
Escolas participantes.
CRE ou SE
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
15.05
Tarde
|
Visita orientada aos Espaços
Pedagógicos da E.E.E.M. Wolfram Metzler.
Filme: Agroecologia –
Ciência e Movimento Social
Trabalho em grupo
Apresentação das sistematizações com a participação da EMATER
|
Diretora da Escola -
Flávia Beatris dos Anjos
CRE ou SE
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
16.05
Manhã
|
Apresentação da dinâmica do dia e do facilitador da EMATER
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes
|
Engenheiro Agrônomo da Gerência Técnica da EMATER/RS, Dr. Ary
Uriart
EMATER
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
16.05
Tarde
|
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes
Visualização de cronograma de trabalho e dos nomes que
integrarão o GT Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do RS.
|
EMATER
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
03.08
Tarde
|
O desafio
de ser educador X educar-se para o século XXI.
|
Ms. Danilo Gandin
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
08.08
Noite
|
Leitura e
discussão do texto em anexo:
Qualidade
Na Educação E No Currículo:
Tensões E Desafios
|
Antonio
Flávio Moreira
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
13.08
Noite
|
Ética e relações interpessoais
|
Ms. Max G.
Haetinger
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
28.08
Noite
|
Neurociência
e Educação
|
Dr
Gilson de Almeida Pereira
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
14.09
Manhã
|
Oficina
1:
Educação de
Portadores de Necessidades Educacionais Especiais
Plano Educacional individualizado e
inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas.
|
Esp. Névio Faccin
|
Colégio Cônego
|
4 horas
|
14.09
Manhã
|
Oficina
2:
Transtornos da aprendizagem da linguagem e estratégias de intervenções
|
Ms.
Daniel Castilhos
|
Colégio Bom Jesus
|
4 horas
|
14.09
Tarde
|
Oficina 1:
Educação de
Portadores de Necessidades Educacionais Especiais
Plano Educacional individualizado e
inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas.
|
Esp. Névio Faccin
|
Colégio Cônego
|
4 horas
|
14.09
Tarde
|
Oficina
2:
Transtornos da aprendizagem da linguagem e estratégias de intervenções
|
Ms.
Daniel Castilhos
|
Colégio Bom Jesus
|
4 horas
|
CRONOGRAMA
– Ensino Médio
Data
|
Tema
|
Profissionais que trabalharão o tema
|
Local
|
Carga Horária
|
15.05
Manhã
|
Contextualização do Encontro de Formação.
Apresentação, por escola, das práticas pedagógicas a partir do
Seminário Integrado, contextualizando a integração do currículo da educação
profissional ao ensino médio. Identificar a presença dos princípios que orientam as práticas produtivas – modelo de
produção
Filme: O Veneno está na Mesa – Silvio Tendler
|
CRE ou SE
Escolas participantes.
CRE ou SE
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
15.05
Tarde
|
Visita orientada aos Espaços
Pedagógicos da E.E.E.M. Wolfram Metzler.
Filme: Agroecologia –
Ciência e Movimento Social
Trabalho em grupo
Apresentação das sistematizações com a participação da EMATER
|
Diretora da Escola -
Flávia Beatris dos Anjos
CRE ou SE
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
16.05
Manhã
|
Apresentação da dinâmica do dia e do facilitador da EMATER
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes
|
Engenheiro Agrônomo da Gerência Técnica da EMATER/RS, Dr. Ary
Uriart
EMATER
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
16.05
Tarde
|
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes
Visualização de cronograma de trabalho e dos nomes que
integrarão o GT Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do RS.
|
EMATER
|
E.E.E.M. Wolfram
Metzler
|
4 horas
|
13.08
Noite
|
Ensino Médio
Ética e relações interpessoais
|
Ms.Max G.
Haetinger
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
24.08
Manhã
|
Ensino Médio
Como
organizar o plano de trabalho para o ensino politécnico, contemplando a
interdisciplinaridade.
|
Dra.
Margareth Fradanelli
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
24.08
Tarde
|
Ensino Médio
Avaliação
no ensino politécnico
|
Dra.
Margareth Fradanelli
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
28.08
Noite
|
Ensino Médio
Neurociência
e Educação
|
Dr
Gilson de Almeida Pereira
|
Colégio Oliveira
|
4 horas
|
14.09
Manhã
|
Oficina
1:
Educação de
Portadores de Necessidades Educacionais Especiais
Plano Educacional individualizado e
inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas.
|
Esp. Névio Faccin
|
Colégio Cônego
|
4 horas
|
14.09
Manhã
|
Oficina 2:
Planejamento
e projetos
Estratégias e Instrumentos para organizar plano de
trabalho e projetos
|
Dra.
Margareth Fradanelli
|
Colégio Bom Jesus
|
4 horas
|
14.09
Tarde
|
Oficina
1:
Educação de
Portadores de Necessidades Educacionais Especiais
Plano Educacional individualizado e
inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas.
|
Esp. Névio Faccin
|
Colégio Cônego
|
4 horas
|
14.09
Tarde
|
Oficina 2:
Planejamento
e projetos
Estratégias e Instrumentos para organizar plano de
trabalho e projetos
|
Dra.
Margareth Fradanelli
|
Colégio Bom Jesus
|
4 horas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário