Ministrada pela Profª Dra. Margareth Fradanelli.
Planejando projetos de pesquisa
utilizar temas transversais dos PCNs para agregar conteúdos
Unidades de conteúdos podem transformar-se em pequenos projetos interdisciplinares, com temas e assuntos relacionados à realidade vivida pelos alunos,
ou do interesse deles.
Macroprojeto e miniprojeto
Da metodologia das superficialidades
para a metodologia científica.
A ciência nasce a partir de curiosidades. 
A oficina integra o Projeto de Formação Continuada 2013.
A formação para os professores da Escola Wolfram iniciou em 15.05.2013, com o Encontro Interregional de Educação Profissional de Escolas Agrícolas, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
O Projeto de Formação foi organizado em parceria com a Faculdade Dom Alberto. O cronograma foi o seguinte:
CRONOGRAMA
– Ensino Fundamental
| 
Data | 
Tema | 
Profissionais que trabalharão o tema | 
Local | 
Carga Horária | 
| 
15.05 
Manhã | 
Contextualização do Encontro de Formação. 
Apresentação, por escola, das práticas pedagógicas a partir do
  Seminário Integrado, contextualizando a integração do currículo da educação
  profissional ao ensino médio. Identificar a presença dos princípios que  orientam as práticas produtivas – modelo de
  produção 
Filme: O Veneno está na Mesa – Silvio Tendler | 
CRE ou SE 
Escolas participantes.
   
CRE ou SE | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
15.05 
Tarde | 
Visita orientada aos Espaços
  Pedagógicos da E.E.E.M. Wolfram Metzler. 
Filme: Agroecologia –
  Ciência e Movimento Social 
Trabalho em grupo 
Apresentação das sistematizações com a participação da EMATER | 
Diretora da Escola -
  Flávia Beatris dos Anjos 
CRE ou SE | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
16.05 
Manhã | 
Apresentação da dinâmica do dia e do facilitador da EMATER 
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
  Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes | 
Engenheiro Agrônomo da Gerência Técnica da EMATER/RS, Dr. Ary
  Uriart 
EMATER | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
16.05 
Tarde | 
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
  Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes 
Visualização de cronograma de trabalho e dos nomes que
  integrarão o GT Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do RS. | 
EMATER | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
03.08 
Tarde | 
O desafio
  de ser educador X educar-se para o século XXI.  | 
Ms. Danilo Gandin | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
08.08 
Noite | 
Leitura e
  discussão do texto em anexo:  
Qualidade
  Na Educação E No Currículo: 
Tensões E Desafios | 
Antonio
  Flávio Moreira | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
13.08 
Noite | 
Ética e relações interpessoais | 
Ms. Max G.
  Haetinger | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
28.08 
Noite | 
Neurociência
  e Educação | 
Dr
  Gilson de Almeida Pereira | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
14.09 
Manhã | 
Oficina
  1: 
Educação de
  Portadores de Necessidades Educacionais Especiais  
Plano Educacional individualizado e
  inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
  no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas. | 
Esp. Névio Faccin | 
Colégio Cônego | 
4 horas | 
| 
14.09 
Manhã | 
Oficina
  2: 
Transtornos da aprendizagem da linguagem e estratégias de intervenções | 
Ms.
  Daniel Castilhos | 
Colégio Bom Jesus | 
4 horas | 
| 
14.09 
Tarde | 
Oficina 1: 
Educação de
  Portadores de Necessidades Educacionais Especiais 
Plano Educacional individualizado e
  inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
  no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas. | 
Esp. Névio Faccin | 
Colégio Cônego | 
4 horas | 
| 
14.09 
Tarde | 
Oficina
  2: 
Transtornos da aprendizagem da linguagem e estratégias de intervenções | 
Ms.
  Daniel Castilhos | 
Colégio Bom Jesus | 
4 horas | 
CRONOGRAMA
– Ensino Médio
| 
Data | 
Tema | 
Profissionais que trabalharão o tema | 
Local | 
Carga Horária | 
| 
15.05 
Manhã | 
Contextualização do Encontro de Formação. 
Apresentação, por escola, das práticas pedagógicas a partir do
  Seminário Integrado, contextualizando a integração do currículo da educação
  profissional ao ensino médio. Identificar a presença dos princípios que  orientam as práticas produtivas – modelo de
  produção 
Filme: O Veneno está na Mesa – Silvio Tendler | 
CRE ou SE 
Escolas participantes.
   
CRE ou SE | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
15.05 
Tarde | 
Visita orientada aos Espaços
  Pedagógicos da E.E.E.M. Wolfram Metzler. 
Filme: Agroecologia –
  Ciência e Movimento Social 
Trabalho em grupo 
Apresentação das sistematizações com a participação da EMATER | 
Diretora da Escola -
  Flávia Beatris dos Anjos 
CRE ou SE | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
16.05 
Manhã | 
Apresentação da dinâmica do dia e do facilitador da EMATER 
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
  Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes | 
Engenheiro Agrônomo da Gerência Técnica da EMATER/RS, Dr. Ary
  Uriart 
EMATER | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
16.05 
Tarde | 
Oficina para a construção coletiva de um Plano Estratégico de
  Práticas Sustentáveis nas escolas agrícolas presentes 
Visualização de cronograma de trabalho e dos nomes que
  integrarão o GT Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do RS. | 
EMATER | 
E.E.E.M. Wolfram
  Metzler | 
4 horas | 
| 
13.08 
Noite | 
Ensino Médio
   
Ética e relações interpessoais | 
Ms.Max G.
  Haetinger | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
24.08 
Manhã | 
Ensino Médio 
Como
  organizar o plano de trabalho para o ensino politécnico, contemplando a
  interdisciplinaridade.  | 
Dra.
  Margareth Fradanelli | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
24.08 
Tarde | 
Ensino Médio 
Avaliação
  no ensino politécnico | 
Dra.
  Margareth Fradanelli  | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
28.08 
Noite | 
Ensino Médio 
Neurociência
  e Educação | 
Dr
  Gilson de Almeida Pereira | 
Colégio Oliveira | 
4 horas | 
| 
14.09 
Manhã | 
Oficina
  1: 
Educação de
  Portadores de Necessidades Educacionais Especiais  
Plano Educacional individualizado e
  inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
  no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas. | 
Esp. Névio Faccin | 
Colégio Cônego | 
4 horas | 
| 
14.09 
Manhã | 
  Oficina 2: 
Planejamento 
  e projetos 
Estratégias e Instrumentos para organizar plano de
  trabalho e projetos | 
Dra.
  Margareth Fradanelli | 
Colégio Bom Jesus | 
4 horas | 
| 
14.09 
Tarde | 
Oficina
  1: 
Educação de
  Portadores de Necessidades Educacionais Especiais  
Plano Educacional individualizado e
  inclusivo.(currículo adaptado) Métodos e técnicas na estimulação essencial e
  no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas. | 
Esp. Névio Faccin | 
Colégio Cônego | 
4 horas | 
| 
14.09 
Tarde | 
  Oficina 2: 
Planejamento 
  e projetos 
Estratégias e Instrumentos para organizar plano de
  trabalho e projetos | 
Dra.
  Margareth Fradanelli | 
Colégio Bom Jesus | 
4 horas | 








 
  
Nenhum comentário:
Postar um comentário