quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

História e Cultura da África X Ciências X Matemática? Na 5ª e 6ª série?

Plano de Trabalho


Disciplina: Matemática Série: 6ª série Turma: 6ª 1

Professora: Cristine Glier

Temática abordada: História do conhecimento Egípcio.

Competências/habilidades:
Reconhecer e resolver equações do 1º grau e sua aplicação para resolver situações-problema, usufruindo do conhecimento histórico do surgimento das equações no Egito.

1ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Estudo das Equações
A aula será iniciada com o seguinte desafio: “estou pensando em um número, que somado com 15 é igual a 20. Que número eu pensei?”
Os alunos serão levados a pensar na resposta correta.
Outros desafios do mesmo gênero serão abordados.
Comentar com os alunos sobre a história das equações: O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858. O papiro de Rhind também recebe o nome de Ahmes, um escriba que relata no papiro a solução de problemas relacionados à Matemática.
Os alunos irão ler o texto “Notícias antigas do uso das Equações”, presente no livro didático e debater o assunto em grupos.
Na próxima aula, os alunos serão questionados sobre sua leitura e sobre curiosidades que pesquisaram a respeito.

Material:
- Quadro branco;
- Caderno;
- Livro didático.






Plano de Trabalho


Disciplina: Ciências Série: 6ª série Turma: 6ª 2

Professora: Cristine Glier

Temática abordada: Saúde.

Competências/habilidades:
Identificar as doenças causadas pelos platelmintos e nematelmintos e reconhecer a importância ambiental, fazendo associações com a África.

1ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Os alunos irão desenvolver, em seus cadernos, um resumo sobre o filo dos platelmintos e nematelmintos, baseados nas instruções da professora.
Após a análise dos resumos, será feito um estudo sobre as doenças causadas por estes animais e os países de principal ocorrência, levando os alunos a uma crítica sobre as condições ambientais dos mesmos.
“Segundo estimativas conservadoras da Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos 2,5 milhões de pessoas infectadas com teníase no mundo, distribuídas principalmente na América Latina, na antiga União Soviética, no Extremo Oriente incluindo a Índia, e no Continente Africano. A teníase/cisticercose está demarcada geograficamente dentro daqueles países que têm como denominador comum à pobreza e a falta de educação e de infra-estrutura sanitária adequada.
A esquistossomose é uma endemia parasitária típica das Américas, Ásia e África. Chegou ao Brasil com os escravos africanos trazidos pela Colônia Portuguesa, mas há referências da doença muito antes dessa época.
O amarelão ou ancilostomíase é uma doença característica de países subdesenvolvidos, onde as condições de saneamento são precárias.
A ascaridíase existe em todo o mundo sendo maior a prevalência em países tropicais, sendo muito frequente no Brasil.
A oxiurose é uma doença que se originou na África e atualmente está presente em todo mundo, mas, ao contrário das outras parasitoses, é mais comum nos países desenvolvidos e de clima frio e temperado, devido a hábitos pessoais, como por exemplo, a menor freqüência de banhos e o confinamento em ambientes fechados.
A filariose é muito comum em países tropicais, ou seja, com clima quente e úmido a maior parte do ano. Isso inclui o Brasil e América Central e Latina, a China, o Sudeste asiático e a África.”

Material:
- Quadro branco; - Caderno;
- Xerox; - Livro didático.

Plano de Trabalho


Disciplina: Práticas Integradas em Agropecuária Série: 5ª série Turma: 5ª 2

Professora: Cristine Glier

Temática abordada: Fontes de energia.

Competências/habilidades:
Permitir a compreensão da natureza e os fenômenos vitais em toda sua diversidade de manifestações e localizar no globo os principais países de exploração das fontes de energia.

1ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Questionar os alunos sobre o que movimenta nosso mundo hoje, o que nos traz energia? Quais dessas fontes nós podemos renovar ao longo dos anos e quais já estão a muito tempo no planeta e podem desaparecer?
Cópia no caderno sobre fontes de energia renováveis e não renováveis.

Material:
- Quadro branco;
- Caderno.

2ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
A turma será dividida em grupos, cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar aos demais colegas, uma das principais fontes de energia.
Pesquisa em livros e na internet.
“A pesquisa deve conter os principais países onde se extrai essa fonte de energia”

Material:
- Quadro branco;
- Caderno;
- Livros;
- Internet.

3ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Cada grupo irá se reunir para montar seu trabalho com as coletas de dados feitos.

Material:
- Caderno;
- Livros;
- Cartaz.
4ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos com questionamento da professora e comentários dos colegas.

Material:
- Caderno;
- Cartaz.
5ª aula:

Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
Questionar os alunos sobre os trabalhos realizados e em quais países encontramos mias fontes de energia renováveis e não renováveis.
Fazer uma análise das fontes de energia da África e de sua exploração.

Material:
- Quadro branco;
- Caderno;
- Livros.

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