quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

História e Cultura da África X Geometria X Matemática? No Ensino Médio?

Plano de Trabalho

Disciplina: Matemática Série: 3ª do Ensino Médio Turmas: 301 e 302
Professora: Claudia Lourenço da Luz
Período de desenvolvimento: Inicio: 11/11/2011 Término: 18/11/2011

Temática abordada: Conhecer a arquitetura das cinco regiões africanas; relacionar com geometria plana (formas geométricas paralelogramo, trapézio, quadrado, retângulo, losango, círculo, triângulos, quadrado e hexágono) ou geometria espacial (poliedros regulares, prismas retos regulares, cubos, paralelepípedos, pirâmides e troncos de pirâmides, cilindros, cones e troncos de cones, esferas e semi-esferas), conforme registro.

Competências/habilidades: pesquisar e reconhecer os países das cinco regiões da África; analisar a arquitetura pesquisada com a geometria plana e espacial estudada em 2011.

1ª aula: 11/11/2011 – 2h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
1º momento: Dividir a turma em cinco grupos, cada grupo escolhe uma região da África (Norte, Centro, Sul, Leste e Oeste) e pesquisa quais países fazem parte da região que o grupo escolheu.
Sugestões de fonte:
http://regioesdomundo.blogspot.com/2010/04/africa-regioes.html
http://www.blogdacomunicacao.com.br/geografia-as-regioes-da-africa/
http://geographicinternational.blogspot.com/2010/06/regioes-da-africa-africa-branca-ou.html
http://www.girafamania.com.br/africano/entrada.africana.html
http://www.brasilescola.com/geografia/africa-continente.htm

2º Momento: Pesquisar a arquitetura (geometria plana e geometria espacial) da região que o grupo escolheu e registrar no editor de apresentação de slides BrOffice.org Impress.

Sugestões de fonte: pesquisar por arquitetura da(o) região tal ou geometria espacial africana
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_africana.htm
http://www.africadosul.org.br/?pg=arte
http://www.glasssteelandstone.com/BuildingDetail/244.php
http://www.google.com.br/search?q=arquitetura+da+%C3%A1frica&hl=pt-BR&biw=1366&bih=643&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=qBXDTri5LsK-gAet1sDMDg&sqi=2&ved=0CE8QsAQ
http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/cadapovo.asp
http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/cadapovo.asp#
http://www.patriciamellilo.com.br/arquitetura-islamica.htm
http://www.madeiramadeirablog.com.br/uma-bela-mansao-na-africa-do-sul/
http://www.fabriciopedroza.com.br/senegal---dacar-1982-1985
http://www.madeiramadeirablog.com.br/arquitetura-marroquina-a-arte-que-encanta/
http://www.algosobre.com.br/geografia/africa-a-diversidade-num-continente.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://business.ezinemark.com/into-africa-the-opportunities-geometry-container-house-spatial-grid-structure-manufacturer-31ab54fa1ac.html
http://pt.scribd.com/doc/4427673/Geometria-Plana-e-Espacial-Aula-11-524


3º Momento: A cada registro feito, analisar e escrever as comparações relacionadas com geometria plana (formas geométricas paralelogramo, trapézio, quadrado, retângulo, losango, círculo, triângulos, quadrado e hexágono) ou geometria espacial (poliedros regulares, prismas retos regulares, cubos, paralelepípedos, pirâmides e troncos de pirâmides, cilindros, cones e troncos de cones, esferas e semi-esferas), conforme registro.

Material: computador, internet, editor de slides do BrOffice.org Impress.


2ª aula: 16/11/2011 – 2h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
4º Momento: Continuar a pesquisa e para cada registro feito, analisar e escrever as comparações relacionadas com geometria plana (formas geométricas paralelogramo, trapézio, quadrado, retângulo, losango, círculo, triângulos, quadrado e hexágono) ou geometria espacial (poliedros regulares, prismas retos regulares, cubos, paralelepípedos, pirâmides e troncos de pirâmides, cilindros, cones e troncos de cones, esferas e semi-esferas), conforme registro.

Material: computador, internet, editor de slides do BrOffice.org Impress.



3ª aula: 18/11/2011 – 2h/aula
Desenvolvimento/Estratégias/Atividades:
5º Momento: concluir a pesquisa, configurar a apresentação e apresentar aos colegas.

Material: computador, projetor, editor de slides do BrOffice.org Impress.

Nenhum comentário: